sábado, 31 de julho de 2010

Viagem pelas docerias do Mundo ~ ITÁLIA


Continuando nossa viagem pelas docerias do mundo, nossa próxima parada é a Itália. Se a França é a conhecida como a mãe da gastronomia, a Itália com certeza é a avó ^^. O doce que eu provei por lá com certeza não é um que agradaria o paladar de uma criança, mas é, com certeza, delicioso *¬*:

Tiramisu

Ingredientes:

250 g de Queijo Mascarpone
3 Ovos
40 g de Açúcar de confeiteiro
100 g de Biscoito champagne
150 ml de Café forte
50 ml de Vinho Marsala
40 g de Cacau em pó

Modo de preparo:

1. Separe as claras das gemas e reserve as claras.
2. Em banho maria, bata as gemas com o açúcar até adquirir uma consistência aerada (cuidado para não deixar as gemas cozinhar!!!), retire a tigela do banho maria em seguida e junte o queijo cremoso.
3. Bata as claras em neve e junte com o creme de gemas e queijo.
4. Junte o café e o vinho.
5. Mergulhe rapidamente os biscoitos no café e faça uma camada de biscoitos (numa travessa, ou em taças de sobremesa)
6. Cubra os biscoitos com uma camada de creme e polvilhe o cacau em pó.
7. Repita a operação até completar as taças ou travessas e finalize com cacau em pó.


Curiosidades:

~ Há muitas lendas e histórias sobre a origem do Tiramisu, embora não haja nenhum registro oficial. Uma delas diz que foi criado por volta do século XVII, na província de Siena, na Toscana, durante a visita do Grã-Duque de Medici, em sua homenagem. De volta à Florença, o Duque levou a receita consigo, que logo se tornou popular por suas propriedades estimulantes e afrodisíacas. Na época, era conhecido como "Zuupa del duca" (Sopa do Duque), mas logo seu nome foi alterado para "Tiramisu" (que na tradução literal teria algo a ver como "te levanta" ou "poe para cima", por conta das características estimulantes do café e do chocolate).

~ Outros dizem que nasceu no restaurante Le Beccherie, em Treviso (Uma província da região de Vêneto, ao norte da Itália ^^), que lamenta até hoje não ter patenteado a receita. Era bastante popular entre a boemia da época.

~ O queijo utilizado na receita (Mascarpone) é famoso por seu sabor incomum, ligeiramente ácido, feito com o leite de vacas cuja alimentação especial inclui ervas aromáticas e flores.




O garçom do hotel me contou que é uma receita muito popular em toda a Itália, assim como em outros países (Estados Unidos, principalmente ^^)... Espero que tenham gostado ^^/

[Próximo post: Espanha ^^/]


_____
Fonte: História da Confeitaria ~ Angelo Perrella (livro)

2 comentários:

Kasanoda disse...

Mah!! O item kawaii vive colocando coisas que até eu que não gosto, acabo ficando com vontade de comer... ò.õ'/

Mirela Rosa disse...

Esse cheirinho é realmente apetitoso..~neko!

*cof cof*

*coloca um boneco de beelzenef ao lado de Honey senpai, e pega taça disfarçadamente..*

Hmmmmm...

- MESTRE!!!

*Nekozawa é derrubado emcima da mesa por dois criados que pulam em sua direção, levando doce, boneco de beelzenef e tudo que estivesse ali para o chão.*

@_@ ~neko

Postar um comentário

© ~ Home
Template by Seshiria